Como instalar o X2Go no Debian 8 e derivados.

Fonte: http://sempreupdate.org/como-instalar-o-x2go-no-debian-8-e-derivados/

X2Go  é um software para acessar remotamente computadores tanto pela rede local quanto pela internet, ele é um software Open Source o que já deixa ele bem mais atrativo do que outros com funções parecidas,. outra grande vantagem dele é que ele utiliza o protocolo SSH como conexão, então deixa ele bem mais seguro, além de deixar as suas sessões do sistemas totalmente independente de outra sessão, podendo ter mais de uma conexão com vários usuário sem atrapalhar outro user conectado, com cada usuário independente dos outros.

Como instalar?

Vamos demonstrar com fazer a instalação do X2go client e do server. Como utilizar o client para conectar no X2Go servidor, e para fazer a instalação do X2Go entre em modo root para fazer a instalação ou use sempre sudo no inicio de cada comando.

Vamos pegar as key gnupg.

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keys.gnupg.net E1F958385BFE2B6E

Agora vamos criar o arquivo.

sudo nano /etc/apt/source.list.d/x2go.list

E adicionar o seguinte conteúdo dentro para que possa fazer a instalação e manter atualizado o X2Go sempre que tiver algo novo.

# X2Go Repository (release builds)
deb http://packages.x2go.org/debian jessie main
# X2Go Repository (sources of release builds)
deb-src http://packages.x2go.org/debian jessie main

Agora vamos atualizar os repositórios.

sudo apt-get update

ou

sudo apt update

Agora vamos instalar a keyring.

sudo apt-get install x2go-keyring && sudo apt-get update

ou

sudo apt install x2go-keyring && sudo apt update

Depois vamos ver o que desejamos instalar, apenas o cliente? Ou também o servidor?

Para instalar o cliente faça o seguinte.

sudo apt-get install x2goclient

ou

sudo apt install x2goclient

Para instalar o servidor.

sudo apt-get install x2goserver

ou

sudo apt install x2goserver

Pronto esta instalado.

Para utilizar o X2Go é simples ele trabalha em base do protocolo SSH pra fazer a conexão com o servidor que você deseja então tenha o ssh instalado e configurado.

Vamos abrir o X2Go cliente, imagem abaixo de como ele vai ficar.

Sessionpreferences01Session name: Você pode deixar o nome salvo para facilitar quando quiser conectar novamente no servidor.
Server: Aqui temos o Host: Que vai ser o endereço para fazer a conexão ex: 192.168.50.10.
Login: Login da máquina que vai conectar.
SSH port: Caso não tenha alterado deixe 22 por que é a padrão caso use alguma chave de ssh tem que colocar para que seja feito a conexão as outras opções seria para algo mais avançado, como estou explicando o básico creio que ninguém vai utilizar ainda essas opções.

Session type: Aqui vamos selecionar a interface que vamos utilizar, mas ela tem que estar instalada e configurada corretamente na máquina, caso não exista vai dar erro na conexão.

Agora na que já configuramos o client voltamos para a pagina inicial que vamos ver os host que já temos, aqui temos apenas um de teste mais caso tenha mais você apenas role a página para encontrar o host que deseja, bem simples e prático quando, clicar no host ele já vai pedir o login (como já tinha colocado não preciso digitar novamente) e a senha.

x2go-erroPrimeira conexão ele vai dar esse ¨erro¨ que significa que não tem a key ainda do ssh, isso serve apenas pra adicioná-la nada de mais, apenas clique em SIM e vamos continuar.

x2go-logadoPronto agora estamos conectado a nossa máquina remota via X2Go certo? Isso é igual ao TeamViewer? Praticamente mas qual vantagem dele?

Varias, posso citar algumas que é sua licença GPL que todos amamos! Ele trabalha com SSH que acaba deixando ele com uma segurança bem melhor pode também tem varias conexões separadas do mesmo usuário ou de vários usuários em sessões totalmente separada, tem muitas coisas mesmo, testem e postem o que acharam dele!

Aguardo comentários!