Site “Minhateca” tem bloqueio por ordem judicial. Mas ainda dá pra acessar. Veja como!

O CONTEXTO

 

ABDRA Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, ABDR, ajuizou um pedido de bloqueio do site Minhateca, visto que o conteúdo do site fere os direitos reprográficos de muitos autores. Nada mais justo! Se há alguma ação ilegal, que seja realizado o bloqueio e tudo seja retirado do ar.

Contudo, nem todo conteúdo presente no Minhateca é fruto de pirataria ou outro tipo de crime. A decisão da juíza Adriana Cardoso dos Reis data do dia 12 de maio, infelizmente,  da forma mais severa e radical, pediu o congelamento do site. Ou seja, punindo o Site e todos que os usam.

BloqueioMinhateca.png
Consulta Whois (minhateca.com.br) no Registro.Br em 24/05/2018 as 08:30 horas.

A grande questão é que muitos usuários que têm seus dados no Minhateca se perguntam: Como vou acessar e recuperar tudo que guardei no Minhateca? Perdi tudo? E a agora, quem poderá me ajuda? (Eu, o Chapolin….)

A resposta para as duas primeira perguntas poderia ser SIM, uma vez que ao enviar os dados para esse tipo de Sistema, você aceitas as cláusulas dos contratos e neles, em a maioria das vezes, está explicita a NÃO RESPONSABILIDADE DO PROVEDOR DO SERVIÇO QUANTO A PERDA DE DADOS. A questão é que não se lê contrato: Apenas se aceita!

https://i1.wp.com/x1.scdn24.com/res/92fdbcf873.png?resize=274%2C68Mas para quem está apavorado achando que perdeu tudo, vai uma dica de como acessar o Minhateca, enquanto é tempo. (Vai que mandam bloquear tudo de vez…Rsrsr….Quem sabe, Né!!!?)

A DICA

Tendo em vista que o bloqueio já foi feito, o que podemos fazer?

É importante entendermos que o bloqueio foi feito apenas em relação aos domínios do Minhateca. Isso quer dizer que o site Minhateca ainda está no ar, contudo, não pode ser acessado porque a publicação de seu domínio foi bloqueada, inativada, retirada, ou qualquer outra coisa ai.

Isso representa dizer que os DNS presentes em seu computador, ou servidor de rede, não serão capazes de resolver o nome “minhateca.com.br” e informar ao seu sistema o IP do site, para que, na rede, ele possa ser encontrado.

Em resumo: O site está no ar, mas só pode ser acesso através do IP. Não é possível econtrá-lo através do nome “minhateca.com.br”

Nota: Pra quem não conhece de Publicação de Domínios, vale consultar a pagina  UOLHOST e dar uma lida sobre o assunto.

Então vamos lá!

Tanto em ambientes Linux como Windows, e nos demais, há um arquivo presente no computador que é o primeiro a ser consultado quando se tenta abrir um site. Antes mesmo de consultar os servidores DNS configurados em seu computador, o seu sistema verifica se a informação não está neste arquivo e, só depois dessa consulta, encaminha, se necessário, a sua solicitação a um servidor DNS na sua rede, ou DNS Publico.

O arquivo em questão é o “hosts”. Independente do Sistema Operacional utilizado este arquivo está dentro do diretório “etc”.

Para que seja possível acessar o minhateca, basta acrescentar neste arquivo o IP e o nome do domínio do minhateca, conforme abaixo:

#Conteúdo a ser acrescentado no arquivo "hosts"

185.145.129.171 minhateca.com.br
185.145.129.171 box.minhateca.com.br
173.192.228.243 bts.box.minhateca.com.br

Segue a localização do arquivo hosts nos diferentes Sistemas Operacionais

  • No Linux
/etc/hosts
  • No Windows
C:/windows/system32/drivers/etc.
  • No MAC
/private/etc/hosts
  • No Android
/system/etc

Certo! Feito isso, salve o arquivo editado e volte ao navegador. O site Minhateca abrirá normalmente.

Nota: Gostaria de deixar caro que o objetivo desta postagem é auxiliar aqueles que desejam fazer o backup dos arquivos/dados que estão no sistema do minhateca, antes que o bloqueio definitivo seja realizado.

Espero ter ajudado!