Testar Velocidade da Internet é um problema resolvido pelo projeto SIMET! Conheça agora!

Quem já precisou testar a velocidade de sua conexão certamente já se deparou com um grande problema chamado: CONFIABILIDADE.

Confiar nos testadores de velocidade é sempre um dilema, uma vez que muitos destes testadores realizam seus testes em suas LANs, o que pode gerar um problema sistêmico  para quem precisa de valores mais precisos, já dificilmente alguém utiliza apenas serviços internos ao seu provedor. Assim, como esse não é um problema reservado a mim, tenho há 5 anos colaborado estatisticamente e voluntariamente de um projeto do NIC.BR, chamado SIMET. O SIMET é mais que um testador de velocidade. Vale a pena conferir, utilizar e colaborar.

Veja um relatório disponibilizado pelo SIMET, em que é possível verificar a quantidade de dispositivos que estão contribuindo com o projeto na cidade de Ceres, GO. Observe que além de mostrar quantos dispositivos estão conectados, temos na parte inferior da imagem as operadoras em que estes dispositivos estariam conectadas durante seus testes.

Captura de tela de 2020-03-23 19-09-15
Relatório referente a Cidade de Ceres, GO, retirado de https://simet.nic.br/mapas/

“O SIMET é um medidor de velocidade Internet completo que verifica, além de sua banda de download, diversas métricas de qualidade Internet que afetam diretamente a navegação e utilização da rede. Para que ele possa obter resultados válidos, é necessário:

  • Evitar o uso de outras aplicações ou serviços (mesmo em outros dispositivos) que façam uso de banda Internet simultaneamente com a realização do teste;
  • Caso faça uso de rede Wi-Fi, manter o dispositivo fisicamente próximo ao roteador ou modem para reduzir possíveis interferências.”

Caso você queira fazer um teste de sua internet agora, clique em MEDIR, no quadro abaixo. Posteriormente, você poderá realizar os testes de velocidade na nossa Home Page, ou diretamente no site do SIMET.

TESTE DE VELOCIDADE COM SIMET

Para saber mais sobre o SIMET, clique AQUI.