Jesus disse: “Deixe tudo e me siga”!

(Lucas 5:1-11)

Num certo dia, Jesus Cristo ia andando pela praia e viu Simão Pedro saindo do mar, depois de uma noite intensa de pescaria, sem nenhum peixe na sua rede. (Atenção para o fato que Pedro vivia da pesca, logo, era um Pescador, de ofício!Assim, provavelmente, era um bom pescador).

Ao se encontrar com Simão Pedro, primeiro utilizou de seu barco, e de seus serviços, para se distanciar da areia e pregar para a multidão que o apertava.

 

Jesus confronta Simão Pedro

Ao findar a pregação, Jesus se volta para Pedro e diz que, mesmo não tendo conseguido pegar nada durante toda a noite, deveria lançar a rede novamente, mas agora do outro lado.

Simão Pedro era um Pescador Profissional, um Pescador Líder! Simão Pedro estava consumido pelo cansaço de uma noite árdua de trabalho não muito bem sucedido, era “Fim de expediente”! Provavelmente ele pensou: “Nada pior que um palpiteiro agora!”(Lembrando que Jesus não era um pescador, era um Carpinteiro). Logo, esse pensamento não seria uma blasfêmia, pois, até aquele momento, era uma diretriz técnica o que Jesus estava fazendo!

A grande questão é que Simão Pedro já conhecia a fama de Jesus. Ele já havia sido informado que ele era o Mestre. Então, sabiamente decidiu: “Sob a Tua Palavra, lançarei novamente a rede!”

 

Quanta fé, né!!!? ………………….. Não!!!! ………………………….. Quanta desconfiança!!!

Neste momento Simão Pedro estava apensas avisando Jesus: Vou lançar, mas se não der certo, a culpa é sua!!!!

A sequência da história é famosa: Pedro lançou a rede, e puxou a rede cheia de peixinhos, como dizem as canções infantis.

Mas em seguida Jesus faz algo que nos traz “pavor”. Ele diz: Agora, que a rede está cheia, e que eu já lhe dei o que você tanto buscou, deixe tudo ai na areia e me siga!!!!!

Qual a lógica disso!?

  1. Primeiro ele confronta o conhecimento do pescador. Ou seja, tudo que Simão Pedro conhecia deveria ser esquecido. “Pescador, faça conforme o Carpinteiro diz!”.
  2. Depois ele atende os anseios do sabedor! A rede estava cheia!
  3. E por fim, manda deixar o resultado (os peixes) na areia, pra outros desfrutarem dele…

A lógica é lógica:

Jesus não quer a habilidade de ninguém! Jesus não quer o patrimônio de ninguém! Jesus não quer expertise de ninguém! Jesus a entrega! Ele quer a nossa capacidade de largar tudo e seguir!!! Ou seja, a nossa capacidade de o Adorar, andando com ele, e tendo-o andando conosco!!!